Quer Mudar de Emprego?

Quando você toma a decisão de enviar seu curriculum vitae (essa é velha) ainda empregado, pode significar duas coisas. Primeiro é a insatisfação com emprego atual, e segundo uma nova oportunidade de ganhar mais. De qualquer forma, uma pode estar relacionada com a outra. Mudar de emprego antes de qualquer motivação interna ou externa, um ponto fundamental é análise do objetivo profissional.

Quando temos uma carreira sólida, um bom salário e mesmo assim um comichão começa a incomodar os pensamentos, precisamos olhar com carinho o que buscamos.

Você está formado, pós graduado e tudo que tem direito. Então percebe que alguma coisa não te deixa feliz. Não te faz querer levantar da cama e muito menos assumir mais responsabilidade.

Quando percebemos que à empresa ou nós, não estamos alinhados com os mesmos objetivos profissionais, começamos a entrar em conflito se estamos no local certo. A priori do ser humano é ser feliz, na carreira, no relacionamento e com você mesmo – que é o mais importante.

Estes três pilares definem muito bem a mudança de emprego.

Carreira:

  1. Sou bem pago para o que executo perante o mercado?
  2. Me sinto motivado para assumir desafios maiores?
  3. Sou reconhecido?

Três pontos que nos ajudam a refletir, e ajudam mesmo! Coloque no papel e responda, guarde e olhe depois de uma semana, será que as respostas são as mesmas? Além destas há outros motivos para refletir.

Como vimos a mudança de emprego pode ser motivada pela busca de algo melhor como salário e benefícios. Melhor pode significar empresa, ambiente, desafios, reconhecimento.

Ter a certeza de que uma mudança é necessária, vale se perguntar se está preparado. Ter as qualificações necessárias e experiência conta muito. Não dá para se lançar no mercado e contar com a sorte. Afinal não acredite em sorte, acredite em preparo e oportunidade.

Olhe para sua jornada de uma forma aberta, avaliando em qual momento está agora. Avaliar e medir os resultados com metas estabelecidas é uma ótima receita para dizer se está no caminho certo.

Relacionamentos, é aqui que entra desde família com pai, mãe, namorado (a) etc. Você como personagem central de todas as emoções precisa avaliar se a mudança pode ser boa ou ruim. Vou precisar mudar de cidade? Viagens que vão me deixar fora de casa muito tempo?

Veja quanta coisa entra na conta quando para analisarmos. Mas afinal o que queremos é apenas proporcionar algo melhor, seja uma escola melhor para os filhos, ou estar em um ambiente de trabalho que nos faça sentir bem.

Quando medir os benefícios de trocar de emprego, não vale colocar na equação apenas convênio, vale alimentação e etc. O local de trabalho, a cultura da empresa e como ela administra os resultados também deve ser considerado.

Já vi muita gente trocar gato por lebre, sem analisar a fundo se encontrou algo melhor. Depois da mudança pode ser um martírio dali pra frente. Cada um de nós tem sua personalidade com diferentes crenças.

A empresa pode permitir aquele chefe abusivo e autoritário, ao invés da troca de ideias com o time. E não queremos isso. Quero participar, dar minha opinião e contribuir de alguma forma. E todo aquele know-now adquirido através de cursos, palestras e experiências de campo? Não vale nada?

Conhecer o ambiente para nos sentirmos confortáveis para expressar opinião e dar novas ideias, nos prepara para saber onde estamos chegando. Desta forma não vamos nos espantar nem de mais nem de menos.

Vou ser mais feliz?

Aqui é o que interessa de verdade. Ser feliz! E vai além de ganhar o que considera “bem”. Minha dica é: Se sinta incluído, que seu suor no final do dia contribuiu para algo maior. Que a empresa possa estar aberta para receber novas visões que contribua para um ambiente saudável e de crescimento.

Ao término do final de semana não sinta um peso pela semana que inicia. Pelo contrário, saber que vai poder iniciar um novo ciclo de resultados e conquistas, que possa ter um líder aberto a trabalhar o desenvolvimento e crescimento de todos.

Nem sempre é fácil conseguir ser feliz, mas se ao final tudo valer a pena, agradeça e compartilhe essa obra prima 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s