Sete dicas fundamentais para começar bem todos os dias.

um comentário
Paz
Fonte: pixabay

Sabe aquele dia que você chega cedo no trabalho inspirado? Teve uma noite tranquila foi de boa, não pegou trânsito, foi no carro escutando um podcast ou lendo um livro no busão tudo tranquilo. Aí é só colocar o pé dentro da empresa, ligar sua máquina, ler aquele primeiro e-mail mal educado só empurrando (literalmente) problemas, ou uma ligação logo às 08h05 que é praticamente uma ameaça de morte. Pronto! Seu dia foi pro vinagre às 08h15.

Mais comum do que a gente imagina é começar segunda-feira dessa maneira. Lidar com sentimento das pessoas é um desafio diário. O que me faz pensar, empatia: significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

adventure-1807524_1920
Fonte: pixabay

No meu entendimento, significa que eu, como ser humano Racional, “tenho dever de” criar um ambiente saudável, harmonioso e respeitoso, independente do estado emocional em que me encontro. – acho que eu deveria começar a mandar bilhetinhos indiretos.

Uma coisa que ainda me espanta nos dias atuais é falta de profissionalismo para assumir a responsabilidade, discutir o problema, entender, traçar um plano de recuperação e solução de causa raiz. Hoje não tenho vergonha em assumir um erro e dizer como podemos evitar essa falha novamente.

Mas não é o que vejo na maioria dos profissionais, sejam eles seniors ou juniors. Assumir a responsabilidade, ter empatia por quem está do seu lado é um valor cada vez menos praticado.

E qual a dor de se colocar ao lado e dizer: “Irmãozinho, vamos lá! A situação é essa, pra resolver precisamos executar passo A, B e C. Depois disso temos que alinhar com departamento X, pois como eles entregam hoje não nos atende. Ai vamos entender como podemos ajudar eles também assim com prazo para implantar…:”

De acordo com Wikipédia: Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Pelo ponto de vista da filosofia ikigai, é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.

Inteligência_Emocional
Fonte: Visualhunt

Em resumo, a capacidade de reconhecer seus sentimentos e usá-los a seu próprio favor. Assim como reconhecer sentimento dos demais.

Antes disto, no livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman ele explica que o critério de excelência na vida era determinado pelo QI (Quociente de Inteligência). Ou seja, se o camarada fosse identificado com um alto QI, sucesso! Caso contrário estava fadado a ser mais um “plebeu” na sociedade.

Com o amadurecimento do conceito de QE (Quociente Emocional), percebeu-se que vale mais um cara que saiba controlar suas emoções, do que um com QI alto e pouco temperamental. Abre parênteses: Livro altamente recomendado!

Muitas empresas realizam treinamentos neste tema. Educação emocional é um ponto chave dentro das companhias, que traz grandes resultados como engajamento, liderança focada em pessoas, melhores resultados. Além da resiliência, lidar com pressão do dia,  lidar com problemas e separar problemas das pessoas.

Um ponto inicial importante para o desenvolvimento da inteligência emocional é o autoconhecimento. Conhecer as próprias emoções é um grande passo, afinal no dia a dia qualquer situação fora do comum pode ativar aquele gatilho interno, aí o monstro vem. E não é bacana.

Aprender sobre essas emoções nos deixa completamente no controle. Pois assim que uma emoção é ativada um alarme toca, com isso temos o poder de controlar e não perder a razão. Isto pode ser entendido como autogestão, saber onde estar e controlar para chegar onde precisa.

Ter a consciência de reconhecer seus sentimentos é um aliado, aquela história no início sobre email e o telefone são reais, passei por isso. Deixar isso te afetar vale a pena mesmo? Resiliência.

Dicas para manter a serenidade:

meditation-relaxation-calm-peace-serenity-silence
Fonte: Visualhunt

Já dito mas vale repetir, Autoconhecimento – Principal fator divisor de águas, não é fácil fazer um mapa de você mesmo, mas com exercícios diários prestando atenção nas atitudes podem ajudar a se conhecer.

Meditação – Acredite que funciona. Estou descobrindo os benefícios de meditar e como tem ajudado a ter foco, clareza, autoconhecimento e paz.

Sem medo de ser você – Autenticidade vai tirar amarras que criamos para nos sentir inseridos em certos grupos. E isso vale a que preço? Sua felicidade? Liberdade? Seja você, respeite-se como ser humano falho e imperfeito que é 😉

Resiliência Capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

Autoconfiança – Isso é muito importante, conhecer seus pontos fortes e onde precisa melhorar ou desenvolver uma nova habilidade ajudam muito a ter confiança para assumir novos desafios assim como reconhecer que precisa de ajuda.

Domine seu medo – Medo é um sentimento que acompanha o ser humano desde as cavernas. E é o que fez sair da caverna e nos trazer até aqui. Temos limites, precisamos reconhecer trabalhar e aperfeiçoar. Ter medo não é vergonha, significa que alguma coisa ali do outro lado não está certo.

Gratidão – Este ano comecei com algo que tem feito uma baita diferença. Agradecer! Registrar em minha agenda aquilo pelo que sou grato, grato pelo dia abençoado, grato pela minha esposa, grato pela saúde, grato por voltar pra casa em paz. Muitas vezes ficamos com problemas, dividas e outras dificuldades na cabeça. Parar para olhar aquilo que temos, conquistamos tem um grande efeito na mente e espírito. 🙏

Desafie-se, acredite na sua capacidade.

Inspire-se:

“Life’s not about waiting for the storm to pass. It’s about learning to dance in the rain.”

– A Vida não é sobre esperar a tempestade passe. É sobre aprender a dançar na chuva. – Tradução livre.

 

1 comentário em “Sete dicas fundamentais para começar bem todos os dias.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s