O que é Coach e para que serve o processo de Coaching?

Nenhum comentário
silhouette-of-woman-standing-on-pier-at-sunset
Fonte: Photo on Visual hunt

Coaching é um método filosófico e cientifico que visa a aceleração de resultados. É a mais eficaz metodologia  de desenvolvimento humano. É tomar consciência de quem somos, reconhecer nossas forças e fraquezas, é uma jornada de autoconhecimento para atingir o estado desejado através da transformação do estado interno.

Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados “coacheiros”. A partir daí, por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra “coach” passou a ser empregado como sinônimo de “tutor”, aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas.

No ano seguinte, em 1831, o Coaching passou a ser integrado no campo dos esportes. Foi apenas em 1950 que o termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, todos definidos entre coach – profissional que conduz o processo — e coachee (o cliente).

Afinal de contas, o que é Coaching?

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado”. Porque Coaching nada mais é do que a maior e melhor metodologia de desenvolvimento humano existente na atualidade e a carreira que mais cresce no mundo.

Um poderoso processo que, aliado a diversas ciências como a psicologia, administração, gestão de pessoas, recursos humanos, neurocoaching, linguagem Ericksoniana, programação neurolinguística, sociologia e muitas outras, visa o alcance de mudanças positivas e permanentes, além da conquista efetiva de grandes resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, espiritual, financeiro ou mesmo afetuoso.

Coaching também pode ser entendido como uma metodologia de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionadas à conquista e obtenção de resultados e objetivos definidos pelo próprio cliente.

Muito se engana quem vê o Coaching apenas como um método ou processo. Porque Coaching também é uma verdadeira Filosofia de Vida, uma decisão, uma escolha de ser, um modo de viver, de pensar, de agir, de conduzir pessoas e organizações rumo a grandes conquistas.

Objetivos do Coaching

dart-target-aim-arrow-goal-point-focus-pointing

O principal objetivo desta eficiente metodologia é levar o indivíduo a sair de seu estado atual e chegar ao estado desejado no menor tempo possível. Isso tudo através do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, talentos, competências e também de mudanças de comportamento que, efetivamente, gerem ações positivas com foco no futuro.

É importante dizer que todo o processo de Coaching precisa ser  gerido e ministrado por um profissional – o Coach. É ele que tem a função e responsabilidade de estimular e despertar em seu cliente – conhecido como coachee – todo o potencial infinito capaz de levá-lo a realizar seus sonhos, planos e objetivos de forma rápida e assertiva.

Conduzido de forma individual ou em grupo, o processo de Coaching é efetivado através de sessões semanais, quinzenais ou mensais definidas entre coach e coachee e que, geralmente, possuem uma a duas horas de duração. O intervalo entre as sessões é algo a ser combinado entre coach e coachee, com base na necessidade e nos objetivos que se pretende alcançar através do Coaching.

Consciência é a principal característica humana, é a percepção ou entendimento de viver e compreender o mundo ao nosso redor e o que representamos nele. A consciência nos permite entender a causa raiz de quem somos, colocar corretamente na linha do tempo para reconhecer o que nos formou, o que nos trouxe até aqui, ou seja nosso passado. E também uma visão clara de futuro, o que eu desejo e como vou alcançar este estado desejado. É a evolução humana no estado presente no mais intimo do seu ser.

“A essência do si mesmo se manifesta no ser humano principalmente pela via dos instintos, uma vez que ele está ligado ao inalcançável, ao inconsciente.”— José Roberto Marques.

De acordo com a teoria Junguiana, “Nós não somos aquilo que sabemos sobre nós, mas somos também aquilo que desconhecemos de nós, somo aquilo que está à luz e também aquilo que está à sombra.

Para Jung, o inconsciente é composto por conteúdos repreendidos, o inconsciente tem um papel ativo na formação da nossa personalidade e na nossa história.

Como são as sessões de Coaching?

27876258441_ab1ac7572a_b

Nos encontros de coaching são trabalhados os pontos fortes e de melhoria do indivíduo através do diálogo transparente e confidencial entre coach e coachee. Durante as sessões são feitas perguntas poderosas e instigantes que poderão gerar alguma ação de mudança. Cabe também ao coach dar aos seus coachees feedbacks construtivos e escolher quais serão as melhores técnicas para conduzir as sessões e quais são as ferramentas.

É importante destacar que o Coaching é um processo que exige foco, disciplina, comprometimento e dedicação tanto do Coach que conduzirá as sessões, quanto do indivíduo que busca mudanças. Só assim os resultados poderão ser efetivamente satisfatórios. Vale dizer também que as sessões não precisam ser feitas em escritórios ou salas de reuniões. O que vale para escolher o local das sessões é que este seja tranquilo e confortável tanto para o coach quanto para o coachee.

Durante as sessões de Coaching, são trabalhados os quatro princípios absolutos do Coaching:

1. Suspender todo tipo de julgamento

Para realizar uma sessão de coaching é fundamental que haja a suspensão de todo e qualquer julgamento do coach em relação a seu coachee. Esta atitude é fundamental para que o cliente tenha confiança e se abra de modo a deixar que o processo flua de forma positiva e produtiva.

2. Foco no futuro

Este é o grande diferencial do Coaching, ao contrário de outros modelos de aprendizado disponíveis do mercado. O Coaching trabalha sempre com foco no futuro, ou seja, estimulando ações que levem à conquista do estado desejado pelo cliente, seus objetivos, sonhos e planos traçados.

3. Ação

Coaching só é Coaching se houver ações específicas no sentido de agir para alcançar os objetivos determinados pelo cliente. Estas ações são realizadas através de diversas tarefas definidas pelo próprio coachee com o auxílio de seu coach. Estas tarefas são definidas ao fim de cada sessão, sempre com prazos estabelecidos e com foco no alcance dos resultados almejados.

4. Confidencialidade e ética

Coaching é uma parceria entre coach e coachee onde deve haver confiança e total comprometimento entre ambas as partes. Tudo que é tratado e dito durante as sessões deve permanecer no mais absoluto sigilo entre o profissional e seu cliente.

Nichos do Coaching

Por ser uma metodologia com uma extensa aplicabilidade nos mais variados setores da existência humana, o Coaching possui dois nichos principais: o Self Coaching, também conhecido como Life Coaching – que é voltado às necessidades pessoais dos indivíduos – e o Executive Coaching ou Business Coaching, segmento voltado às necessidades profissionais e corporativas.

Por ser uma metodologia altamente flexível, o Coaching e seus respectivos nichos podem ser ramificados e empregados em diversos outros contextos da vida pessoal e profissional. Confira alguns deles:

Coaching Pessoal

  • Coaching de relacionamentos;
  • Coaching de emagrecimento;
  • Coaching de inteligência emocional;
  • Coaching de comunicação;
  • Coaching de equilíbrio e bem-estar;
  • Coaching familiar;
  • Coaching integral;
  • Coaching nutricional;
  • Coaching financeiro;

Coaching Profissional

  • Coaching de carreira;
  • Coaching de performance;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching empresarial;
  • Coaching corporativo;
  • Coaching organizacional;
  • Coaching de liderança;
  • Coaching para concursos;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de empreendedorismo e muitos outros.

Benefícios do Coaching — Confira os principais benefícios que o Coaching pode oferecer nas mais diversas áreas:

Felicidade e Prosperidade

  • Aumento do nível de conquistas, performance, felicidade e plenitude;
  • Aumento da realização e satisfação pessoal e profissional;
  • Melhoria nos resultados financeiros e de prosperidade;

Qualidade de vida

  • Aumento do equilíbrio e harmonia interior;
  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Equilíbrio entre as áreas pessoal e profissional;
  • Diminuição do estresse e preocupações desnecessárias;
  • Aumento de disposição, energia e saúde;

Relacionamento e comunicação

  • Melhor entendimento e aceitação do outro;
  • Resolução de conflitos, dúvidas e problemas;

Autoconhecimento e emoções

  • Aumento da autopercepção e autoconhecimento;
  • Melhoria na autoestima e autoconfiança;
  • Aumento de responsabilização pela mudança e autoliderança;
  • Melhoria no controle das emoções;

Planejamento e Habilidades

  • Melhoria no foco, planejamento e administração do tempo;
  • Alinhamento de missão, valores e crenças;
  • Aumento da percepção, criatividade e intuição;
  • Melhoria no processo de aprendizado;
  • Aumento da flexibilidade e adaptabilidade a mudanças.

Vale lembrar que todas as competências e habilidades trabalhadas, aprimoradas e adquiridas durante o processo de Coaching podem ser utilizadas em qualquer carreira ou profissão.

Fonte de consulta e pesquisa: jrmcoaching.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s